SÃO PAULO – Controlar as finanças é uma necessidade para todos. E uma das principais ferramentas para tal, é utilizar de uma planilha, de Excel, Google Drive ou qualquer outro programa similar.
Por isso, ter uma planilha bem montada pode ser um dos fatores primordiais para o sucesso. Atualizá-la com constância e disciplina é um passo muito importante para evitar a ruina financeira.
Com isso, o escritor, consultor e educador financeiro André Massaro, elencou três itens primordiais para uma planilha financeira pessoal. Confira:
XP oferece investimento que paga quase o dobro da poupança; invista e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney.
1. Divisão entre receitas do trabalho e variáveis
Não dá para estabelecer um planejamento financeiro sem que se tenha alguma previsibilidade de receitas, portanto é bom colocá-las no devido lugar. Receitas do trabalho são as que você consegue profissionalmente, como o salário e eventuais comissões e bônus. Ganhos variáveis são os ocasionais, como ganhos com investimento e eventuais trabalhos esporádicos.
2. Divisão entre despesas fixas e variáveis
A segunda informação básica são os gastos. Aqui, eles se dividem em dois: os fixos, coisas do dia-a-dia, como aluguel, mensalidades e assinaturas. E os eventuais, como compras fora do padrão, gastos inesperados com saúde e outras utilidades. “E nada de ‘despesas com cartão de crédito’, ele não é é despesa, é meio de pagamento”, afirma Massaro.
Com essas duas informações, estabelece-se um fluxo de caixa, que é o coração pulsante de sua planilha. “Ele é , efetivamente, a grana que entra e que sai em dado período, se tornando é a informação mais importante para gestão financeira pessoal”, destaca o educador.
3. Situação patrimonial e dívidas
Um último ponto importante é colocar o saldo de seu patrimônio, versus suas dívidas. Aqui não entra seu fluxo de caixa, mas é importante saber se você pode saldar suas dívidas se vender seus bens a preço de mercado – ou se as dívidas que você possui são impagáveis, caso alguma eventualidade ocorra.
De acordo com Massaro, essa não é uma informação primordial de se ter na planilha – mas muito interessante. Quanto mais controle houver em sua planilha, mais segurança você pode ter no seu planejamento financeiro. Boa sorte.