Os “Hurricane Hunters” (“caçadores de furacões”, em tradução livre), da Associação Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), enfrentaram momentos de tensão enquanto sobrevoavam o furacão Milton nesta terça-feira (8), em seu avião apelidado de “Miss Piggy”.
Veja vídeo:
Milton está se expandindo à medida que avança em direção à Costa do Golfo da Flórida, onde mais de 1 milhão de pessoas foram obrigadas a sair antes da tempestade atingir a área da Baía de Tampa.
Os “caçadores de furacões” coletam dados do interior dos furacões usando P-3 Orions – aeronaves originalmente projetadas para caçar submarinos durante a Guerra Fria.
Os dados ajudam a construir uma melhor compreensão das tempestades marítimas e auxiliam a lidar com elas à medida que se aproximam da terra, segundo a administração.
O furacão, que se intensificou rapidamente na segunda-feira (7) e se tornou um dos mais poderosos já registrados na área, estava previsto para atingir a costa nesta quarta-feira (9), ameaçando um trecho da costa oeste da Flórida, que ainda sofre com as consequências do furacão Helene, que aconteceu há menos de duas semanas.
Leia Mais
-
Furacão nos EUA: Parques da Disney, Universal, Sea World e Busch Gardens fecharão amanhã (9)
-
Intimado a depor, Evo se compara a Lula: “Assassinatos morais através de sentenças”
-
"Se vai sair, saia agora", diz governador da Flórida sobre chegada do furacão Milton
“Milton tem potencial para ser um dos furacões mais destrutivos já registrados no centro-oeste da Flórida”, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA.
O furacão de categoria 5, a mais forte na escala Saffir-Simpson, é visto gerando uma tempestade que pode elevar os níveis da água em até 1,8 metros ao longo da costa norte de Yucatan, conforme o centro.
Intensificação rápida quase sem precedentes
O furacão Milton se intensificou rapidamente em um nível quase sem precedentes, chegando à categoria 5 devido ao recorde de calor nas águas do Golfo do México.
Ele deve crescer em tamanho, o que significa que, embora possa diminuir de categoria, seus impactos perigosos serão espalhados por uma área muito maior.
A previsão é que a tormenta chegue à costa do Golfo da Flórida nesta quarta-feira (9), quando deve estar na categoria 3.
O furacão Milton chegou a ser considerada a tempestade mais forte do planeta em 2024, com ventos sustentados de 281 km/h.
Recentemente, o furacão Helene atingiu a costa do Golfo da Flórida como uma tempestade e chegou à região de pântanos como furacão de categoria 4.
As autoridades estão pedindo aos moradores — ainda em recuperação pelos danos do Helene — que se retirem ou se preparem para outra tempestade com risco de morte.