A administradora da Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA) disse para as pessoas “ficarem onde estão” enquanto o Furacão Milton continua a se mover pelo estado da Flórida.
Deanne Criswell disse à CNN que as autoridades não saberão a extensão total dos danos até que a tempestade saia do estado, mas que “situações de risco de vida” continuam.
Ela disse aos moradores que eles precisam ficar onde estão e se abrigar no local. Criswell enfatizou que as ameaças ainda não terminaram, mesmo depois que o Centro Nacional de Furacões disse que Milton agora é um furacão de categoria 2.
“Você só precisa ficar onde está e não sair. Tente garantir que você esteja o mais seguro possível”, disse Criswell.
A administradora da FEMA disse que mais de 70 mil pessoas estão em abrigos, o que indica que os moradores seguiram as ordens de evacuação.
Leia Mais
-
O que se sabe agora sobre o furacão Milton após tocar o solo na Flórida
-
Enchentes catastróficas atingem Tampa, na Flórida, com chegada de Furacão Milton
-
"Agora é hora de ficar em abrigos e em locais seguros", diz o governador da Flórida
O que está acontecendo agora:
- Mais de um milhão de pessoas estão sem energia. Espera-se que as interrupções aumentem à medida que Milton continua a se mover pelo estado. As interrupções mais significativas estão no Condado de Sarasota.
- Um considerável alerta de inundação repentina foi emitido para quase 2 milhões de pessoas e inclui Tampa, St. Petersburg e Clearwater. Em Tampa, cerca de 15 cm de chuva já caíram, com até 20 cm a mais previstas para as próximas horas. Drenos, esgotos e canais estão começando a transbordar, empurrando água para as ruas, informou Brian Todd da CNN.
- Uma rajada de vento de 160 km/h foi relatada em uma estação meteorológica em Egmont Channel, na foz da Baía de Tampa, disse o centro de furacões.
- Mortes no Condado de St. Lucie, na costa atlântica do estado, depois que tornados atingiram a área, foram relatadas à afiliada da CNN, WPTV.
Para onde a tempestade está indo em seguida
Milton manterá sua força de furacão enquanto atravessa o centro da Flórida até esta quinta-feira (10) de manhã, no horário local. Cidades como Lakeland, Kissimmee, Orlando e Cabo Canaveral estão todas no caminho previsto.
Intensificação rápida quase sem precedentes
O furacão Milton se intensificou rapidamente em um nível quase sem precedentes, chegando à categoria 5 devido ao recorde de calor nas águas do Golfo do México.
Essa chegou a ser considerada a tempestade mais forte do planeta em 2024, com ventos sustentados de 281 km/h.
Recentemente, o furacão Helene atingiu a costa do Golfo da Flórida como uma tempestade e chegou à região de pântanos como furacão de categoria 4.
As autoridades estão pedindo aos moradores — ainda em recuperação pelos danos do Helene — que se retirem ou se preparem para outra tempestade com risco de morte.