O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse neste sábado (26) que parece que Israel havia atingido apenas alvos militares em seu ataque ao Irã e que ele esperava que o episódio seja “o fim”.
A declaração foi dada logo após forças israelenses atacarem a cidade de Teerã, capital do Irã, na madrugada deste sábado, em resposta aos cerca 200 mísseis disparados pelas forças iranianas em direção a Israel no início de outubro.
Segundo a Missão do Irã na ONU, o ataque contra Israel foi uma resposta aos “atos terroristas” do país, referindo-se à morte do líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah e também de outros membros da organização. Nasrallah foi assassinado no Líbano, após um ataque aéreo das Forças de Defesa de Israel (FDI), em 27 de setembro.
Leia Mais
-
Irã "tem direito e obrigação de defesa contra atos agressivos", diz chancelaria
-
O que se sabe sobre o ataque de Israel contra o Irã
-
EUA dizem que não participaram dos ataques israelenses contra o Irã
Uma autoridade de alto escalão da administração americana disse que os Estados Unidos não participaram das operações militares israelenses contra o Irã.
Em comunicado, Sean Savett, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, declarou “Entendemos que Israel está realizando ataques direcionados contra alvos militares no Irã como um exercício de autodefesa e em resposta ao ataque do míssil balístico iraniano contra Israel em 1º de outubro. Nós nos referiríamos ao governo israelense para obter mais informações sobre sua operação”.
Israel notificou a Casa Branca sobre os ataques ao Irã, diz fonte