Diante de possíveis tumultos ou levantes nas ruas devido às eleições nos EUA na próxima terça-feira (5), a Guarda Nacional americana está de prontidão com precauções em vários estados, incluindo Washington e Oregon, onde centenas de cédulas foram danificadas ou destruídas depois que pelo menos três urnas foram incendiadas recentemente, disseram autoridades.
O governador de Washington, Jay Inslee, abordou os incêndios nas urnas em um comunicado à imprensa na última sexta-feira (1°), anunciando que a Guarda Nacional americana estava em prontidão. “A região sudoeste do estado de Washington já passou por casos específicos com problemas relacionados às eleições”, afirmou o governador.
Inslee não revelou quantas tropas serão ativadas no dia das eleições, mas disse que elas estarão disponíveis para dar suporte às autoridades policiais de segunda (4) a quinta-feira (7), de acordo com o comunicado à imprensa.
Leia mais:
-
Análise: Americanos ouvem sobre fascismo e batata frita de Trump na reta final
-
Eleições nos EUA: Veja como será o fechamento das urnas hora a hora
-
Kamala Harris vota antecipadamente por correio e diz que confia no sistema
No Oregon , a governadora Tina Kotek disse em uma declaração na semana passada que a Guarda Nacional americana está pronta enquanto os líderes políticos pedem protestos pacíficos, de acordo com a afiliada da CNN, KTVZ .
Embora não haja “nenhuma informação atual que sugira algum tumulto”, disse o prefeito de Portland – cidade no Oregon, Ted Wheeler, de acordo com a KTVZ, “há muita incerteza e tensão em nossa comunidade”.
O governador de Nevada, Joe Lombardo, também anunciou esta semana que 60 tropas da Guarda Nacional americana estão de prontidão “em preparação para um dia de eleição seguro e tranquilo”. Lombardo disse que isso reflete a preparação de rotina do estado para eleições passadas e que “é uma das muitas medidas proativas que o estado está tomando”.
Os preparativos também estão em andamento em Washington, DC, onde mais de três mil policiais trabalharão em turnos de 12 horas, disse a chefe de polícia Pamela A. Smith em uma entrevista coletiva na última semana.
A questão se tornou mais urgente para as autoridades policiais desde a invasão de 6 de janeiro de 2021 no Capitólio dos EUA, que atrasou a certificação da última eleição presidencial.
CNN Brasil terá supercobertura ao vivo
A CNN Brasil vai realizar uma supercobertura da disputa entre Kamala Harris e Donald Trump pela Casa Branca nas eleições americanas, que acontecem na terça-feira, dia 5 de novembro.
Em conexão direta com a matriz americana da CNN, a cobertura terá início com dois dias de antecedência, a partir do dia 3, na programação especial “América Decide”.
No dia das eleições, o assunto tomará as 24 horas do dia da CNN Brasil, por meio de uma supercobertura nos jornais diários, contando especialmente com a grandiosa estrutura da matriz e com tradução simultânea de alta agilidade.
Eleições nos EUA 2024: tudo o que você precisa saber
Este conteúdo foi criado originalmente emVer original