O governo da Venezuela parabenizou Donald Trump nesta quarta-feira (6) pela vitória na disputa presidencial dos EUA. O presidente Nicolás Maduro chamou a reeleição de Trump de “um novo começo” para as relações entre os países.
Maduro e Trump têm um relacionamento historicamente tenso. Durante seu primeiro mandato, Trump colocou em prática sanções mais duras ao país sul-americano, especialmente na principal indústria petrolífera. Maduro rompeu relações em 2019.
Leia Mais
-
Biden elogia Kamala após derrota para Trump: "Liderou uma campanha histórica"
-
Waack: A vitória de Trump em meio à era de incertezas
-
Equipe de transição de Trump monta escritório na Flórida
O governo Biden brevemente reverteu as restrições da era Trump às promessas eleitorais de Maduro, mas desde então as restabeleceu, dizendo que a manipulação na disputa presidencial de julho da Venezuela tirou “qualquer credibilidade” das alegações de vitória de Maduro e que está estudando de perto possíveis novas sanções.
“Não fomos bem na primeira administração do presidente reeleito Donald Trump. É um novo começo para apostarmos em uma vitória para todos”, disse Maduro em comentários na televisão estatal na tarde desta quarta-feira.
Ele acrescentou: “Por mais que tenha havido tensões nas relações quando tentaram atentar contra a vida de Trump duas vezes, não hesito um segundo em expressar minha solidariedade e desejar-lhe boa saúde e uma vida longa. Hoje quero desejar-lhe sorte em seu governo e que suas propostas e ofertas eleitorais tenham um bom destino. Aqui estará Nicolás Maduro, presidente constitucional reeleito da Venezuela, sempre pronto para relações positivas com os Estados Unidos e o mundo inteiro”.
O que acontece com as ações judiciais contra Trump, agora eleito?