A fumaça tomou conta de partes do sul da Califórnia desde que incêndios florestais atingiram o estado na quarta-feira (6).
Diversos vídeos postados nas redes sociais mostraram que o céu adquiriu uma tonalidade laranja.
Veja vídeo:
Leia Mais
-
Três pessoas são acusadas formalmente pela morte de Liam Payne, diz Ministério Público
-
Donald Trump diz que almoçará com Joe Biden "muito em breve"
-
Milei se encontrará com Trump e Musk na próxima semana nos EUA, diz porta-voz
Entenda o que está acontecendo:
A fumaça dos incêndios florestais deixa o ar laranja pela mesma razão pela qual o ar limpo faz o céu parecer azul – tem relação com o tipo de partículas minúsculas que estão no ar, quantas existem e que comprimento de onda de cor elas bloqueiam.
A luz solar contém todas as cores, portanto, as cores que vemos são os comprimentos de onda que sobraram depois de interagirem com pequenas partículas na atmosfera.
A fumaça do incêndio bloqueia os comprimentos de onda mais curtos – como amarelo, verde e azul – deixando apenas o vermelho e o laranja passarem.
Este efeito é ainda mais acentuado pela manhã e à noite, quando o sol está baixo no céu. A luz tem mais atmosfera para passar antes de chegar aos nossos olhos, o que aumenta a intensidade das cores e a espessura da fumaça no ar.
Milhares de pessoas estão sob ordens de retirada no sul da Califórnia devido aos incêndios florestais que avançam rapidamente no estado, segundo autoridades.
Mais de 47 mil pessoas morreram na Europa em 2023 devido ao calor
Este conteúdo foi criado originalmente emVer original