A Ucrânia lançou um ataque com drones contra uma instalação química russa na cidade de Tula, no oeste do país, durante a noite de sexta-feira para sábado (9), de acordo com o serviço de segurança ucraniano. As autoridades russas ainda não reconheceram o ataque.
Segundo o SBU (Serviço de Segurança da Ucrânia), a planta química Aleksinsky foi atingida por pelo menos 13 drones ucranianos, resultando em explosões e nuvens de fumaça após o ataque. Funcionários foram retirados do local.
O alvo principal, a fábrica de produção de pólvora, estava emitindo fumaça laranja devido ao vazamento de ácidos, informou o SBU. Uma fonte também confirmou danos à usina termoelétrica Aleksinskaya, dizendo que uma linha de transmissão de energia de 110 kV foi danificada.
Imagens de redes sociais, verificadas pela CNN, mostram o ataque à planta química Aleksinsky, que fica a cerca de 200 km ao sul de Moscou, lançado pelo Serviço de Segurança e Forças de Operações Especiais do SBU da Ucrânia.
A instalação produz pólvora e munição para o exército russo, de acordo com o SBU. O ataque acionou alarmes de ataque aéreo em várias regiões da Rússia, a partir das 21h30, no horário local, informou o serviço de segurança.
Leia Mais
-
Putin assina tratado de defesa mútua com a Coreia do Norte
-
Zelensky precisa convencer Trump a manter ajuda, diz professora ao WW
-
Zelensky confirma confrontos mortais com tropas da Coreia do Norte
O SBU está realizando uma “operação abrangente” contra instalações no território russo envolvidas na guerra na Ucrânia, disse uma fonte do serviço de segurança.
“A destruição de depósitos de armas, aeródromos militares e empresas que fazem parte da indústria militar russa reduz a capacidade da Rússia de aterrorizar nosso país”, acrescentou a fonte.
O governador da região de Tula, Dmitriy Miliayev, disse que um ataque com drones durante a noite, vindo da Ucrânia, foi frustrado pela Rússia, mas não mencionou a planta química, em um comunicado no sábado.
Miliayev disse que um “ataque de drone inimigo foi frustrado pelas unidades de defesa aérea do Ministério da Defesa russo na região de Tula durante a noite.”
O governador acrescentou que os destroços que caíram danificaram o vidro de uma casa particular e não houve vítimas.
O Ministério da Defesa russo afirmou: “durante a noite passada, uma tentativa do regime de Kiev de realizar um ataque terrorista utilizando drones contra instalações no território da Federação Russa foi frustrada.”
Este conteúdo foi criado originalmente emVer original