O comentarista da CNN Caio Coppolla e o advogado Vitor Marques discutiram, nesta sexta-feira (20), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se deve haver um rigor maior no uso de armas pela polícia brasileira.
De acordo com apuração da CNN, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), prepara um decreto para limitar o uso de armas de fogo pelas polícias, em meio a uma escalada de casos de violência pelas forças de segurança no país.
O texto, que está hoje na Casa Civil, busca regulamentar o uso da força para que sejam priorizados métodos não letais e estabelece regras para as abordagens.
Leia Mais
-
Lula e Haddad ignoram piora fiscal no Brasil? Assista a "O Grande Debate"
-
Lula deve concorrer à reeleição em 2026? Assista a “O Grande Debate”
-
Aumentar pena é suficiente para combater a corrupção? Assista a "O Grande Debate"
Lula deve se reunir com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, para discutir os detalhes do texto, que deve ser divulgado em janeiro de 2025.
Para Coppolla, as armas são necessárias para que as forças de segurança consigam “enfrentar a realidade”.
“Falar em escalada da violência policial ignora a escalada da violência geral”, disse Coppolla. “A realidade é que o grande problema da segurança pública no Brasil não são os excessos da polícia, são os excessos do crime organizado”, prossegue.
Já para Marques, é preciso fugir de um “falso dilema” de que a garantir a segurança pública significa permitir que abusos aconteçam.
“Está correto que um policial, em um dia de folga, dê dez tiros em um alguém porque ele pegou um item de sobrevivência no mercado?”, questiona Marques. “O que nós estamos assistindo nos últimos dias é uma escalada”, finaliza.