Um avião de pequeno porte caiu em Gramado, na serra Gaúcha, durante a manhã deste domingo (22). De acordo com informações preliminares da Defesa Civil, a aeronave era ocupada por 10 pessoas e, segundo o governo do Rio Grande do Sul, ninguém que estava a bordo sobreviveu.
Após a notícia, políticos comentaram e lamentaram o acidente nas redes sociais. Veja:
Leia Mais
-
Janja publica vídeo de Lula andando: "Caminhadinha matinal nesse domingo"
-
Lula veta condenados por abuso de autoridade de indulto natalino
-
Lula lamenta acidente com 38 mortos e coloca governo federal à disposição
Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul
Assim que soube da queda da aeronave, o governador do Rio Grande do Sul afirmou que estava acompanhando os desdobramentos do acidente.
Estou acompanhando, junto às forças de segurança do Estado, o triste episódio de queda de uma aeronave em Gramado. Estamos com todo o efetivo do município e de Canela mobilizado para atender a ocorrência. Também estou me deslocando para acompanhar a operação no local.
No momento,…
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) December 22, 2024
Mais tarde, Leite se deslocou ao local e gravou um vídeo com mais informações.
Ver essa foto no Instagram
Gabriel Souza, vice-governador do Rio Grande do Sul
O vice-governador do estado também disse estar acompanhando o caso junto com as forças de segurança.
Grave acidente com queda de avião no meio urbano de Gramado. Bombeiros já trabalham na área, estamos acompanhando a situação com todas as forças de segurança do @governo_rs.
— Gabriel Souza (@GabrielSouza_RS) December 22, 2024
Geraldo Alckmin, vice-presidente da República
Em publicação, o vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou que o governo federal “trabalha juntamente com o governo estadual e autoridades locais” para investigar o acidente.
Minhas condolências aos familiares das vítimas fatais do acidente aéreo que ocorreu em Gramado-RS, na manhã de hoje. O governo federal trabalha juntamente com o governo estadual e autoridades locais para investigar as causas do acidente e prestar toda a assistência necessária aos…
— Geraldo Alckmin 🇧🇷 (@geraldoalckmin) December 22, 2024
Paulo Pimenta, ministro da Secretaria de Comunicações da Presidência
O ministro da Secom manifestou solidariedade aos familiares e amigos das vítimas do acidente.
Acabo de receber a notícia da queda de um avião em Gramado. Estou acompanhando de perto os desdobramentos do acidente junto a autoridades locais. Envio minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas desta tragédia, que acontece no nosso estado.
— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) December 22, 2024
Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos
O ministro da pasta de Portos e Aeroportos, fez uma publicação afirmando que conversou com o governador Eduardo Leite e se colocou à disposição “em nome do governo federal”.
Ver essa foto no Instagram
Sonia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas
A ministra dos Povos Indígenas lamentou o acidente e expressou sua solidariedade às famílias atingidas.
Infelizmente, duas tragédias neste final de semana antes do Natal. Ontem o acidente de ônibus em Teófilo Otoni e hoje a queda do avião em Gramado. Minhas orações e solidariedade às famílias atingidas.
— Sonia Guajajara (@GuajajaraSonia) December 22, 2024
Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social
O ministro Wellington também prestou sua solidariedade aos amigos e familiares das vítimas e afirmou estar “muito triste” com a notícia.
Mais uma tragédia neste final de semana que me deixa muito triste. Que Deus conforte amigos e familiares das vítimas do acidente aéreo que ocorreu na manhã de hoje, em Gramado (RS), numa época tão importante para a cidade. Estamos à disposição para ajudar no que for necessário.
— Wellington Dias (@wdiaspi) December 22, 2024
Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo
O governador Tarcísio de Freitas disse estar acompanhando as notícias “com muita tristeza”.
Toda minha solidariedade aos familiares das vítimas deste triste acidente aéreo em Gramado, às vésperas do Natal. Acompanho as notícias com muita tristeza e rogando a Deus que conforte a todos os afetados por essa tragédia.
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) December 22, 2024
Hamilton Mourão (Republicanos), senador
O senador Hamilton Mourão disse estar “consternado” com a notícia do acidente e afirmou estar aguardando mais informações.
Consternado, tomei conhecimento há pouco, do acidente ocorrido em Gramado com queda de uma aeronave de pequeno porte na avenida das Hortênsias.
Ainda aguardando maiores informações, rogo à Deus pela saúde e pela vida de todas as vítimas envolvidas e seus familiares.— General Hamilton Mourão (@GeneralMourao) December 22, 2024
Luis Carlos Heinze (PP), senador
“Manifesto minha mais profunda solidariedade”, escreveu o senador nas redes sociais.
Gramado, a cidade das luzes natalinas, está tomada pela tristeza diante das vítimas do trágico acidente aéreo ocorrido na Avenida das Hortênsias.
Manifesto minha mais profunda solidariedade aos familiares e amigos das vítimas neste momento de dor irreparável.— Luis Carlos Heinze (@Heinzeoficial) December 22, 2024