SÃO PAULO – O que os investidores pensam sobre os diferentes resultados possíveis das eleições, tida como uma das incertas da história recente? A XP Investimentos fez uma sondagem com os investidores traçando um panorama sobre quais os impactos para o mercado das diferentes hipóteses de resultados do pleito, que foi publicada na última sexta-feira pelo InfoMoney (veja mais clicando aqui).
A maior parte dos 188 investidores institucionais consultados vislumbra um cenário mais favorável caso Geraldo Alckmin (PSDB) seja eleito. O tucano lidera com folga o cenário, seguido pelo deputado Jair Bolsonaro (PSL).
Algumas tendências podem ser observadas, como a diminuição dos temores com o pré-candidato pelo PSL: se em novembro, 73% indicavam queda do Ibovespa se ele vencesse, agora 41% veem esse cenário de queda para a bolsa. Porém, ele segue bem longe nas expectativas positivas do mercado: segundo o levantamento, para 98% dos entrevistados, o Ibovespa subiria do patamar atual se fosse Alckmin a ganhar a disputa em outubro. Por outro lado, os cenários com Joaquim Barbosa, Fernando Haddad e Ciro Gomes foram apontados como desfechos negativos para os preços de ativos.
BALANÇOS: Baixe agora a planilha para acompanhar a temporada de resultados do 2º trimestre
O XP Connection desta quarta-feira explicou as tendências da sondagem com mais detalhes e como os investidores estão vendo o pleito de 2018. O analista da XP Investimentos, Gustavo Cruz, destaca que essa eleição tem algum potencial de dar maior “dor de cabeça” aos investidores dado o tempo menor de campanha. Contudo, essa também pode ser uma oportunidade para o mercado. Confira no vídeo acima.
Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP