Os líderes dos países-membros do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) enfatizaram, em comunicado, a importância da estabilidade de suas economias para alcançar a recuperação e a estabilidade global, depois da crise causada pela covid-19. A nota foi divulgada após reunião virtual dos líderes, realizada nesta quinta-feira, 9.
Dados os esforços para fortalecer a cooperação entre os países para um crescimento econômico “forte, sustentável, equilibrado e inclusivo”, foi incentivada a troca de experiências políticas entre os membros.
Os líderes reforçaram a importância de implementar a estratégia de Parceria Econômica do Brics 2025, que tem como objetivo promover uma “cooperação econômica pragmática e estabelecer uma parceria econômica mais estreita”, segundo o grupo.
BALANÇOS: Baixe agora a planilha para acompanhar a temporada de resultados do 2º trimestre
O Brics também enfatizou a necessidade dos esforços conjuntos para facilitar um ambiente propício para aumentar o comércio, especialmente o de maior valor agregado, entre os países-membros.
Foi reconhecida, ainda, a importância de fortalecer o mecanismo de Arranjo Contingente de Reservas, que visa dar apoio macroeconômico para os membros em eventuais cenários de crise.
Através do comunicado, reforçaram que a comunidade internacional tem responsabilidade coletiva no combate conjunto à covid-19.
O grupo reafirmou seu compromisso em dar continuidade aos esforços para apoiar países no combate à pandemia, através de financiamentos, doações, produções locais e exportações facilitadas de vacinas.
À Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brics contribuiu com mais de 1 bilhão de doses do imunizante contra a covid-19 por meio do programa Covax Facility, pontua o documento.
Conheça o plano de ação da XP para você transformar os desafios de 2022 em oportunidades de investimento.