SÃO PAULO – A maioria dos brasileiros acha importante ter o “nome limpo” no mercado. Um levantamento realizado pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) mostra que 82% dos consumidores consideram que ter o nome limpo é um dos bens mais preciosos que uma pessoa pode ter.
Porém, apesar de se importarem com a reputação da conta bancária, 64% admite que já pagou, pelo menos uma vez, alguma conta atrasada. Além disso, quatro entre 10 entrevistados não tem o hábito de se planejar financeiramente.
Ainda segundo a pesquisa, 14% da amostra confessou ter o costume de deixar de pagar algum compromisso financeiro para utilizar o dinheiro na aquisição de um produto que desejam ter, mesmo que sem necessidade.
XP oferece investimento que paga quase o dobro da poupança; invista e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney.
Para o educador financeiro do portal Meu Bolso Feliz, José Vignoli, o segredo para uma vida financeira saudável é praticar atitudes conscientes e saber quais são os limites do próprio bolso. “Planejamento é fundamental. Quem lida com o orçamento de forma mais organizada, pensa antes de gastar e não entra em armadilhas”, afirma.
Vale lembra que estar com o CPF negativado acarreta uma série de dificuldades na vida particular e profissional dos consumidores, como a impossibilidade de realizar compras parceladas ou abrir contas em banco, enfrentar barreiras na hora de financiar um carro ou a casa própria e até mesmo conseguir uma recolocação no mercado de trabalho.