SÃO PAULO – A Caixa Econômica Federal divulgou o calendário com as datas para que os trabalhadores saquem seus respectivos saldos das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). No entanto, antes, é preciso saber qual o valor disponível para receber.
Para facilitar, além do site e agências do banco, é possível fazer a consulta pelo seu smartphone, através do aplicativo da Caixa. O app é compatível com sistemas iOS, Android e Windows. O app oficial leva o nome de “FGTS: Caixa Econômica Federal”.
Assim, confira o passo a passo de como consultar o saldo pelo celular, maneira mais prática de saber quanto tem a receber:
XP oferece investimento que paga quase o dobro da poupança; invista e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney.
Passo 1
Baixe o aplicativo e se for seu primeiro acesso, ou seja, caso você ainda não tenha a senha do site da Caixa, entre na opção “Primeiro acesso”. Se você já possui um cadastro, entre no app com a mesma senha utilizada no site.
Passo 2
Aceite os termos de contrato estabelecidos pela Caixa para prosseguir.
Passo 3
Digite seu NIS (PIS/Pasep), número de identificação do trabalhador. O número pode ser encontrado nos extratos do FGTS, no Cartão do Cidadão ou na própria carteira de trabalho.
Passo 4
Preencha os dados pessoais que são pedidos, como nome completo, nome da mãe, CPF e outros. Lembrando que o nome da sua mãe deve ser preenchido exatamente da mesma forma que está registrado na carteira de trabalho e o núimero do RG deve estar sem último dígito. Prossiga clicando em “próximo”.
Passo 5
Crie uma senha de 6 a 8 caracteres que contenha letras e números, digite-a duas vezes e clique em “cadastrar”.
Passo 6
Após feito o cadastro, acesso o app com a senha e o número do NIS (PIS/Pasep) para consultar o saldo do FGTS.
Passo 7
Pode ser necessário atualizar o endereço para prosseguir. Assim, caso o app peça, acesse o menu e clique na opção “atualizar endereço” e registre o seu novo CEP.
Passo 8
Chegou a hora de visualizar seu saldo. Se todas as informações anteriores estiverem corretas, ao fazer o login com o número do NIS (PIS/Pasep) e a senha, você consegue saber qual é o valor que pode ser sacado.
Se você quiser ter acesso ao extrato detalhado das suas contas inativas, você deve clicar sobre a conta inativa de cada empresa que trabalhou. É possível salvar em PDF.
Veja o vídeo divulgado pelo banco:
Lembrando que, seu saldo poderá ser sacado se estiver em uma conta inativa, ou seja, com contrato suspenso, até dia 31 de dezembro de 2015. O calendário de saques segue sua data de nascimento.
Confira:
A partir de 10 março: trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro;
A partir de 10 abril: trabalhadores que nasceram em março, abril e maio;
A partir de 12 maio: trabalhadores que nasceram em junho, julho e agosto;
A partir de 16 junho: trabalhadores que nasceram nos meses de setembro, outubro e novembro;
A partir de 14 julho: trabalhadores nascidos em dezembro.
Contribuintes que não sacarem no mês referente a seus aniversários poderão sacar somente até o dia 31 de julho.
Tudo que vc precisa saber sobre o saque das contas inativas do FGTS