A preocupação dos brasileiros em compartilhar dados financeiros diminuiu nos últimos anos enquanto o Open Finance (compartilhamento autorizado de dados entre instituições financeiras) cresceu no país. De acordo com a pesquisa Open Finance Brasil, em 2021, 45,8% das pessoas se mostravam preocupadas em como tais informações seriam utilizadas. Em 2023, esse percentual caiu para 34%.
A pesquisa online Open Finance Brasil 2023 foi realizada em maio pela Ipsos a pedido da TecBan, com abrangência nacional. Foram entrevistados 1 mil homens e mulheres bancarizados, das classes A, B e C, com acesso à internet.
Em um comparativo entre 2021 e 2023, as quatro principais preocupações dos pesquisados sobre a utilização do open banking diminuíram.
XP oferece investimento que paga quase o dobro da poupança; invista e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney.
- a insegurança sobre crime financeiro caiu de 48% para 36%, em 2023;
- a preocupação sobre a forma como os dados serão usados também teve queda, saindo de 45,8% para 34%;
- o medo da perda do anonimato sobre os dados diminuiu de 43% para 29%; e
- a preocupação sobre falta de proteção dos dados reduziu de 41% para 28%.
Leia também
ExclusivoOpen Finance: R$ 124 milhões já foram gastos para criar estrutura no Brasil; veja destino do dinheiro79% dos desembolsos ajudaram a desenvolver infraestrutura tecnológica e segurança cibernética do sistema
Exclusivo Open Finance: dados de contas e cartões de crédito de clientes são os mais acessados pelos bancosRelatório também aponta que os empréstimos figuram na 3º posição entre as informações mais buscadas pelas instituições financeiras
LGPD
Outro dado do estudo mostrou que 49% dos clientes que conhecem a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) se sentem mais confortáveis para compartilhar informações.
Rogério Melfi, gerente de Open Finance na TecBan, atribui essa queda da desconfiança no compartilhamento de dados a mais educação financeira por parte das pessoas e a entrada em vigor da LGPD.
“As pessoas começaram a entender o que elas têm de direitos e deveres com a Lei de Proteção de Dados”.
A recomendação do gerente ao consumidor para proteger seus dados é de sempre utilizar os canais oficiais da sua instituição financeira e observar com cuidado se links em e-mails e SMS são, de fato, provenientes do seu banco.
Leia também
Dinheiro extraReceita paga 4º lote de restituição do IR 2023 na quinta a 6,1 milhões; veja se chegou sua vezMaioria dos beneficiados não integram nenhum grupo de prioridade