A terceira noite da Convenção Nacional do Partido Democrata nos Estados Unidos promete ser marcante, com discursos de figuras proeminentes que podem influenciar significativamente as intenções de voto para as próximas eleições presidenciais.
Uma surpresa anunciada pela CNN é a participação da apresentadora Oprah Winfrey.
Lourival Sant’Anna, analista de internacional, destacou durante o CNN Prime Time: “A Oprah Winfrey é uma figura, como se diz nos Estados Unidos, ‘larger than life’, quer dizer, uma pessoa muito carismática, muito importante, que entrou nos lares de todos os americanos”.
Leia Mais
-
Família de refém do Hamas discursa na Convenção Democrata
-
Grupo de arrecadação de Kamala obteve 4 vezes mais dinheiro do que Trump
-
Exclusivo: Oprah Winfrey deve participar da Convenção Democrata nesta quarta
O analista ressalta que a influência de Oprah transcende questões raciais, lembrando seu apoio crucial a Barack Obama em 2008.
O ex-presidente Bill Clinton também é esperado para discursar. Sant’Anna enfatiza o carisma e a habilidade oratória de Clinton: “Bill Clinton é um grande orador, é claro que o Obama é um grande orador, mas existe uma brincadeira que diz que, na convenção de 2012, o discurso do Bill Clinton em favor da reeleição do Obama foi melhor do que o discurso do Obama sobre a própria reeleição”.
O analista também menciona a boa lembrança que os americanos têm do período econômico próspero durante o governo Clinton, de 1993 a 2001.
Tim Walz: A conexão com o eleitor médio
Tim Walz, candidato a vice-presidente na chapa de Kamala Harris, é apresentado como uma figura-chave para conectar-se com o eleitor médio americano.
Sant’Anna explica: “Ele não é um intelectual como Kamala Harris, como Barack Obama, como Joe Biden, é uma figura que cresceu na zona rural do Nebraska, é caçador, é pescador, é técnico de futebol americano”.
Essa característica de Walz é vista como um contraponto importante à imagem mais intelectual e urbana de Kamala, podendo atrair eleitores que se identificam com um perfil mais rural e tradicional.
A diversidade de vozes e perfis nesta convenção demonstra a estratégia dos democratas em apelar para diferentes segmentos do eleitorado americano.
Com figuras carismáticas como Oprah Winfrey e Bill Clinton, aliadas à combinação de Kamala Harris e Tim Walz, o partido busca fortalecer sua base e atrair novos eleitores em uma eleição que se anuncia como uma das mais importantes da história recente dos Estados Unidos.
Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.