O Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) reduziu nesta quinta-feira (1) sua taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, de 5,25% para 5,0%, após concluir sua reunião de política monetária. A decisão do BoE foi bem dividida, com 5 diretores votando a favor do corte e outros 4 optando pela manutenção.
Em seu comunicado, o BC da Inglaterra destacou que o crescimento médio semanal regular dos salários do setor privado desacelerou para 5,6% nos trimestre encerrado em maio e que a inflação dos preços ao consumidor (CPI) de serviços ficou em 5,7% em junho.
Enquanto isso, a atividade econômica medida pelo PIB, que mostrou aceleração até agora este ano, parece ter perdido o ímpeto.
BALANÇOS: Baixe agora a planilha para acompanhar a temporada de resultados do 2º trimestre
O comitê de política monetária admitiu que existe o risco de que as pressões inflacionárias se revelem mais duradouras a médio prazo e afirmou no comunicado que uma trajetória mais forte do que o esperado para a demanda, além de fatores estruturais, como uma taxa mais alta de desemprego, podem afetar os salários domésticos e a fixação de preços de forma mais persistente.
O BC concluiu que a política monetária terá de continuar restritiva durante um período suficientemente longo até que os riscos para que a inflação regresse de forma sustentável ao objetivo de 2% no médio prazo se dissipem ainda mais.