(Reuters) – O presidente do Federal Reserve de Atlanta, Raphael Bostic, está aberto a um corte na taxa de juros dos Estados Unidos em setembro, disse ele ao Financial Times em uma entrevista publicada nesta quinta-feira (15), acrescentando que o banco central dos EUA não pode “se dar ao luxo de se atrasar” para afrouxar a política monetária.
“Estou aberto a que algo aconteça em termos de mudanças antes do quarto trimestre”, disse Bostic ao jornal.
Os comentários de Bostic são um avanço em relação a suas declarações no início desta semana, quando ele disse que gostaria de ver “um pouco mais de dados” antes de estar pronto para apoiar a redução dos juros.
Descubra o passo a passo para viver de dividendos e ter uma renda mensal; começando já nas próximas semanas.
Os preços ao consumidor dos EUA subiram de forma moderada em julho e o aumento da inflação na base anual desacelerou para menos de 3% pela primeira vez em quase três anos e meio, abrindo mais a porta para que o o BC americano corte os juros no próximo mês.
Em geral, os mercados financeiros esperam que o Fed reduza os juros em sua reunião de 17 e 18 de setembro.
Bostic também expressou cautela em relação aos sinais de esfriamento no mercado de trabalho, pedindo que o banco central esteja ciente de seu mandato de manter o pleno emprego e dizendo que está aberto à ideia de cortar os juros com reduções de 0,5 ponto percentual, e não apenas de 0,25 ponto, caso o mercado de trabalho se enfraqueça mais rapidamente do que o esperado.