A contagem dos votos se estenderá além da noite da eleição na terça-feira (5), e determinar o resultado da corrida presidencial também pode levar tempo. Mesmo em estados que contam suas cédulas relativamente rápido, se a disputa for tão apertada quanto indicam as pesquisas, pode levar dias até que um vencedor possa ser projetado (os resultados da eleição nunca são oficiais até a certificação final).
Em 2020, um número recorde de pessoas votou por correio devido à pandemia, e muitos estados estavam processando grandes quantidades de cédulas de correio pela primeira vez. Embora a votação por correio tenha diminuído em muitos estados e outros tenham feito mudanças para acelerar a contagem, esses tipos de cédulas ainda são mais demorados para contar.
Os democratas têm sido mais propensos a votar por correio, e as variações no tempo de contagem podem contribuir para os chamados “miragens” nos resultados reportados — casos em que o tipo de cédulas reportadas primeiro favorece um partido de maneira que não representa o resultado final.
Aqui está o que esperamos da contagem de votos em cada estado-chave presidencial (todos os horários estão no horário de Brasília):
GEÓRGIA
Contagem rápida (mas atenção à margem de votos)
As urnas fecham às 21h.
A maioria dos eleitores da Geórgia tende a votar antecipadamente, e a reportagem dos votos é geralmente relativamente rápida. A proporção de cédulas votadas por correio, que pode levar mais tempo para contar, deve ser pequena. A taxa de votação por correio voltou ao nível habitual do estado, em torno de 6%, em 2022, após ter crescido para cerca de 25% em 2020.
O estado ainda pode estar contando cédulas de correio corrigidas, cédulas do exterior e cédulas provisórias nos dias após a eleição.
O QUE ACONTECEU EM 2020: Levou mais de duas semanas para declarar o estado a favor de Joe Biden. O motivo: a corrida presidencial foi tão apertada que uma auditoria manual das cédulas foi iniciada. A Associated Press não declarou a corrida até que a auditoria do estado confirmasse a vitória de Biden — por cerca de 12 mil votos.
REGRAS DE RECONTAGEM: Não há um gatilho automático para recontagem, mas os candidatos podem solicitar uma se a margem final for menor ou igual a 0,5 pontos percentuais do total de votos para o cargo.
CAROLINA DO NORTE
Contagem rápida (com novas regras)
As urnas fecham às 21h30.
A votação antecipada é muito popular, e os votos são contados muito rapidamente, com 98% a 99% dos votos reportados até a meia-noite, horário do leste, nas últimas duas grandes eleições. Novas regras significam que os resultados da votação antecipada não serão mais reportados imediatamente ao fechamento das urnas, mas as cédulas de correio agora devem ser entregues no Dia da Eleição.
Nos 25 condados do oeste mais afetados pelo furacão Helene no final de setembro, os eleitores receberam acomodações especiais para votar, e um pequeno número de tendas seguras foi erguido para substituir os locais de votação destruídos.
O QUE ACONTECEU EM 2020: Levou 10 dias para declarar o estado a favor de Donald Trump, então presidente. Como a corrida foi tão apertada e as cédulas postadas até o Dia da Eleição puderam chegar nove dias depois, a AP esperou até o prazo para os condados do estado certificarem seus resultados.
REGRAS DE RECONTAGEM: Não há um gatilho automático para recontagem, mas um candidato em uma corrida estadual pode solicitar uma se estiver atrás do candidato líder por 0,5 pontos percentuais do total de votos, ou 10 mil votos, o que for menor. (Em 2020, Trump venceu o estado por 1,3 pontos percentuais.)
PENNSYLVÂNIA
Provavelmente levará mais tempo do que a noite da eleição
As urnas fecham às 22h.
Leva mais tempo para contar os votos na Pensilvânia, principalmente porque os trabalhadores eleitorais não podem começar a processar as cédulas de correio até o Dia da Eleição. No entanto, a contagem de votos acelerou significativamente de 2020 a 2022, em parte devido a novos equipamentos mais rápidos e a uma exigência de que a maioria dos condados continue contando as cédulas de correio sem parar após o fechamento das urnas, incluindo durante a noite.
Os democratas têm votado muito mais por correio. Na corrida presidencial de 2020, após um lote inicial de votos fortemente democratas, a contagem reportada favoreceu Trump até que mais cédulas de correio fossem contadas, e as margens de Biden aumentaram.
O QUE ACONTECEU EM 2020: No sábado após a eleição, as cédulas de correio ainda estavam sendo contadas, e ainda havia um número de cédulas provisórias pendentes no estado. Mas a AP conseguiu projetar que não havia votos suficientes restantes para Trump, e declarou a corrida para Biden (o estado também forneceu os votos restantes que ele precisava para vencer a presidência).
REGRAS DE RECONTAGEM: Uma recontagem automática é acionada se a margem em uma corrida estadual for de 0,5 pontos percentuais ou menos dos votos. (Em 2020, Biden venceu o estado por 1,2 pontos percentuais.)
MICHIGAN
Pode ser mais rápida do que no passado
As urnas fecham às 22h e 23h.
Nas duas últimas eleições gerais, cerca da metade dos votos em Michigan foram contados até a meia-noite, horário do leste, e a maior parte dos votos restantes foi contada até o meio-dia do dia seguinte. Mas o estado aprovou reformas importantes que podem acelerar o processo: implementou recentemente nove dias de votação antecipada presencial e agora permite que os condados comecem a processar as cédulas de correio antes do Dia da Eleição (embora nem todos os locais planejem aproveitar a nova regra).
As cédulas de correio — que têm sido mais propensas a serem votadas por democratas — chegaram lentamente ao longo do tempo em 2020. Isso contribuiu para uma “miragem vermelha” mostrando Trump à frente na contagem reportada antes que todas as cédulas de correio fossem contadas. Esse padrão não se repetiu na eleição de 2022 para governador, e não está claro como as novas regras de pré-processamento afetarão a ordem dos votos reportados.
O QUE ACONTECEU EM 2020: A AP declarou o estado a favor de Biden por volta das 18h, horário do leste, no dia seguinte à eleição. Embora algumas cédulas de correio ainda não tivessem sido contadas, elas eram de áreas predominantemente democratas.
REGRAS DE RECONTAGEM: Uma recontagem automática é acionada por uma margem de 2.000 votos ou menos em uma eleição estadual.
WISCONSIN
Provavelmente terminará a maior parte da contagem na quarta-feira
As urnas fecham às 23h.
Os trabalhadores eleitorais não podem começar a processar as cédulas até o Dia da Eleição, mas são obrigados a contar durante a noite até terminarem. Em algumas jurisdições, incluindo Milwaukee, as cédulas de voto ausente são contadas em uma instalação central e são reportadas em grandes lotes. Um funcionário estadual disse à CNN que os resultados completos e não oficiais provavelmente não estarão disponíveis até a manhã após a eleição.
Em 2020, Trump estava à frente na contagem reportada até que os resultados finais chegassem, incluindo milhares de cédulas de áreas predominantemente democratas em Milwaukee. Essa “miragem vermelha” nos resultados contribuiu para teorias da conspiração sobre a vitória de Biden. Esse padrão não se repetiu em 2022.
O QUE ACONTECEU EM 2020: O estado foi declarado a favor de Biden na tarde do dia seguinte à eleição. Apenas um pequeno número de cédulas provisórias e algumas centenas de cédulas de uma pequena cidade ainda precisavam ser contadas.
REGRAS DE RECONTAGEM: Não há um gatilho automático para recontagem, embora um candidato possa solicitar uma recontagem se estiver atrás do candidato vencedor por uma margem de 1% ou menor. Uma recontagem solicitada por Trump em 2020 resultou em um ganho de votos muito pequeno para Biden, que venceu por uma margem de 0,6%.
ARIZONA
Pode levar dias
As urnas fecham às 23h.
Os primeiros resultados geralmente chegam por volta das 22h, horário do leste, uma hora após o fechamento das urnas. A maioria dos eleitores vota por correio, e a contagem geralmente leva tempo. Embora os trabalhadores das urnas possam processar as cédulas que chegam antes do Dia da Eleição assim que forem recebidas, eles devem esperar até após o fechamento das urnas para processar as que chegam no Dia da Eleição.
Dois fatores podem contribuir para esperas mais longas este ano. As autoridades agora são obrigadas a contar e reportar o número de cédulas entregues no Dia da Eleição antes de começarem a processá-las. E no maior condado do estado, Maricopa, há tantos concursos que a cédula tem duas páginas, o que significa mais papel para tabular. As autoridades disseram que os resultados completos podem levar de 10 a 13 dias.
O QUE ACONTECEU EM 2020: A Fox News declarou a corrida a favor de Biden por volta da meia-noite, horário do leste, na noite da eleição, e a AP fez a mesma declaração três horas depois. Mas ainda havia muitas cédulas de correio e provisórias pendentes, e o The New York Times e outros veículos não tinham certeza de que Trump não tinha mais um caminho para a vitória. O Times acabou fazendo a declaração nove dias após a eleição, em 12 de novembro.
REGRAS DE RECONTAGEM: Biden venceu o estado por 0,3 pontos percentuais em 2020, quando o limite automático de recontagem era de 0,1% do total de votos dos dois principais candidatos. A nova legislação aprovada em 2022 aumentou esse limite para 0,5 pontos percentuais.
NEVADA
Pode levar dias
As urnas fecham às 00h.
Em eleições recentes, cerca da metade dos eleitores de Nevada votou por correio, e a contagem geralmente leva tempo. A contagem pode ser mais rápida do que no passado devido a novas tecnologias e a uma regra que permite que as autoridades tabulem as cédulas mais cedo. No entanto, as cédulas postadas podem chegar até quatro dias após a eleição, em 9 de novembro, e os eleitores têm até 12 de novembro para corrigir erros em suas cédulas.
O QUE ACONTECEU EM 2020: Levou quatro dias para a AP declarar o estado a favor de Biden em 2020. Ainda havia milhares de cédulas de correio e provisórias pendentes, principalmente do Condado de Clark.
REGRAS DE RECONTAGEM: Não há um gatilho automático para recontagem, mas qualquer candidato pode solicitar uma (embora tenha que arcar com os custos se não tiver sucesso).
c.2024 The New York Times Company