O Furacão Helene se intensifica em direção da Flórida nos Estados Unidos e deve atingir a região como uma tempestade de categoria 4, levando a ameaça de uma tempestade potencialmente mortal para grande parte do litoral.
Chuvas torrenciais inundaram estradas e fecharam aeroportos no estado americano.
A tempestade se tornou um grande furacão de categoria 4 nesta quinta-feira (26) com ventos sustentados de cerca de 209 km/h, disse o National Hurricane Center, acrescentando que era esperado que continuasse a ganhar força.
A previsão era de que Helene chegasse à costa por volta das 23h, no horário local, na região de Big Bend, na Flórida, disseram autoridades do estado americano.
As autoridades pediram aos moradores no caminho da tempestade que obedecessem às ordens de retiradas obrigatórias ou enfrentassem condições de risco de vida.
A onda de Helene – a parede de água do mar empurrada para a terra por ventos com força de furacão – pode subir até 6,1 metros em alguns pontos, tão alta quanto uma casa de dois andares, disse o diretor do centro, Michael Brennan.
Leia Mais
-
Saiba quais áreas do Líbano foram atingidas por ataques de Israel
-
Análise: Principal crítica a Israel é que resposta a ataques estaria sendo desproporcional
-
Ataques israelenses no Líbano mataram pelo menos 92 pessoas nas últimas 24 horas
Fortes faixas de chuva atingiram partes da costa da Flórida, e já haviam passado pela Geórgia, Carolina do Sul, o centro e o oeste da Carolina do Norte e partes do Tennessee.
Atlanta, centenas de quilômetros ao norte da Flórida, estava sob um alerta de tempestade tropical.
No Condado de Pinellas, que fica em uma península cercada pela Baía de Tampa e pelo Golfo do México, as estradas já estavam se enchendo de água antes do meio-dia, no horário local.
Autoridades alertaram que o impacto da tempestade poderia ser tão severo quanto o do furacão Idalia do ano passado, que inundou 1.500 casas no condado costeiro de baixa altitude.