O furacão Oscar tocou o solo de Cuba na noite do domingo (20) em meio a um apagão que deixou milhões de pessoas sem energia desde a sexta (18).
De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA, a tormenta chegou à ilha caribenha com ventos de mais de 120 km/h. A expectativa é que o Oscar traga tempestades em partes da costa norte de Cuba no domingo.
Lá pelo meio da semana, as chuvas fortes devem causar inundações e deslizamentos de terra em algumas áreas do leste cubano, principalmente na região de Sierra Maestra. São esperadas, também, queda de árvores e linhas de energia dos poucos locais que tiveram a energia religada no sábado.
O furacão Oscar é o décimo a atingir o Atlântico nessa temporada. Meteorologistas preveem mais de 15 centímetros em algumas regiões. Em outras, a expectativa é de mais de 20 centímetros de precipitação.
A tormenta não deve chegar aos Estados Unidos.
Leia Mais
-
Cubanos chegam ao terceiro dia sem energia elétrica; furacão se aproxima
-
Furacão Oscar toca o chão nas Bahamas
-
Cuba tem segundo apagão nacional em meio à piora da crise energética
Terceiro dia de apagão
A rede elétrica de Cuba colapsou na sexta-feira (18), deixando ao menos dez milhões de pessoas no escuro ou com serviço intermitente. Oficiais cubanos dizem que a energia havia sido ligada em apenas 16% do país no sábado.