O governo do Pará vai transformar 500 mil hectares da floresta Amazônica em áreas protegidas contra a ação de quem pretende usar o espaço para exploração de madeira, mineração e pecuária. O anúncio foi feito pelo governador Helder Barbalho durante o festival Global Citizen, em Nova York.
Diante de mais de 60 mil pessoas no Central Park, Barbalho lembrou de promessa feita em 2024. “Ano passado, nesse mesmo palco, eu prometi criar 1 milhão de hectares de novas áreas protegidas até 2025. Hoje, tenho o orgulho de anunciar 500 mil hectares de novas áreas protegidas, o que deixa a gente próximo do objetivo. Além de 200 mil hectares de terras indígenas recuperadas que serão reflorestadas e voltarão para as mãos dos seus verdadeiros donos”.
Leia Mais
-
“Estamos agravando as punições aos criminosos”, diz Marina Silva sobre queimadas
-
Governo prorroga uso da Força Nacional no Amazonas para combater incêndios
-
Animais silvestres ficam feridos devido às queimadas; veja imagens
Ao discursar em meio a concertos de grandes artistas internacionais, o governador Helder Barbalho destacou o poder da música pra divulgar a mensagem de preservação da Amazônia.
“É o uso do entretenimento, o uso da música, o uso da mobilização em torno da cultura, da influência e do engajamento para que nós possamos fazer as pessoas entenderem os desafios que nos estamos vivendo e fazerem a mobilização em torno de uma causa justa de uma Amazônia forte e de ações que possam permitir a transformação social cuidando das pessoas e preservando o meio ambiente”.
A cidade de Belém, capital do Pará, vai receber entre 10 e 21 de novembro do ano que vem a COP 30. O maior evento climático do mundo, feito pela Organização das Nações Unidas, vai ser realizado pela primeira vez na Amazônia.