O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, revelou em entrevista ao CNN 360° desta segunda-feira (16) que o governo identificou cerca de 3,7 milhões de fraudes em benefícios sociais entre janeiro de 2023 e outubro deste ano. Dias afirmou que o ministério está trabalhando em conjunto com a Advocacia-Geral da União (AGU) para combater esses golpes.
Segundo o ministro, as irregularidades incluem casos de pessoas com renda elevada recebendo benefícios indevidamente, uso de CPFs falsos e outras formas de fraude.
“Aqui não pode ter tolerância”, enfatizou Dias, ressaltando a importância de garantir que os recursos cheguem a quem realmente precisa.
Leia Mais
-
Lula deve fazer reunião ministerial nesta sexta (20), diz Padilha
-
“Começo a semana trabalhando pelo Brasil”, diz Lula após reunião com Haddad
-
Governo vai publicar MP com reajuste para servidores a partir de janeiro
Equilíbrio entre combate às fraudes e preservação de direitos
Wellington Dias destacou que a orientação do presidente Lula é manter o equilíbrio fiscal, mas sem prejudicar quem tem direito aos programas sociais.
“A orientação do presidente é não prejudicar quem tem o direito, quem tem direito ao Bolsa Família, quem tem direito ao BPC, tem direito aos programas na forma do conceito dos programas em lei”, explicou.
O ministro anunciou que o governo está implementando medidas para combater fraudes, incluindo atualizações periódicas dos cadastros e realização de perícias no caso de benefícios por deficiência. Essas ações visam garantir que os recursos sejam direcionados corretamente, evitando o desvio de recursos.
Negociações com o Congresso Nacional
Dias também mencionou que o presidente Lula autorizou um entendimento junto ao Congresso Nacional para discutir possíveis alterações nas regras dos programas sociais, especialmente o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
“O presidente autorizou um entendimento junto ao Congresso Nacional, junto à Câmara Federal e ao Senado Federal”, afirmou.
O ministro ressaltou que qualquer alteração não deve prejudicar a meta do equilíbrio fiscal, mas há abertura para negociações. Ele espera que até a próxima segunda-feira seja possível sentar à mesa com os parlamentares para buscar um entendimento que atenda às necessidades do país e dos beneficiários dos programas sociais.
Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.
Acompanhe Economia nas Redes Sociais
Siga no google news