O ministro das Relações Exteriores do Irã, Seyed Abbas Araghchi, disse que seu país “não hesitará em responder de forma decisiva e apropriada a qualquer violação da sua integridade territorial e segurança no momento apropriado” após o ataque de Israel ao Irã no início deste sábado (26).
O presidente do iraniano, Masoud Pezeshkian, fez comentários semelhantes em sua conta “X” no final do dia, afirmando que o Irã “responderá a qualquer ato de tolice com sabedoria e inteligência.”
Araghchi conversou em telefonemas separados com os ministros do Catar, Egito e Síria no sábado “para trocar opiniões sobre os últimos desenvolvimentos na região”, de acordo com um comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores do Irã.
Leia Mais
-
Exército israelense deixa hospital no norte de Gaza e detém médicos
-
Acidente com ônibus mata 19 pessoas no México
-
Michelle Obama faz 1º comício em apoio a Kamala Harris
Os ministros dos negócios estrangeiros dos três países condenaram os ataques de Israel em várias bases militares no Irã, disse o comunicado.
Eles também enfatizaram a importância de “aumentar os esforços para estabelecer um cessar-fogo em Gaza e no Líbano, parar a máquina de guerra do regime sionista e restaurar a estabilidade e segurança na região”, acrescentou o comunicado ministerial.
Araghchi também pediu à comunidade internacional para tomar medidas eficazes para evitar uma nova escalada na região.
Este conteúdo foi criado originalmente emVer original