{“@context”:”https://schema.org”,”@graph”:[{“@type”:”NewsArticle”,”@id”:”https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/isencao-do-fgts-contratacao-pode-ter-trava-para-aposentado-entenda/#article”,”isPartOf”:{“@id”:”https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/isencao-do-fgts-contratacao-pode-ter-trava-para-aposentado-entenda/”},”author”:[{“@id”:”https://www.infomoney.com.br/#/schema/person/image/d15b2e2c7add53b6374105334d403810″}],”headline”:”Isenção do FGTS: contratação pode ter trava para aposentado; entenda”,”datePublished”:”2024-08-09T15:46:00+00:00″,”dateModified”:”2024-08-09T15:47:24+00:00″,”mainEntityOfPage”:{“@id”:”https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/isencao-do-fgts-contratacao-pode-ter-trava-para-aposentado-entenda/”},”wordCount”:273,”publisher”:{“@id”:”https://www.infomoney.com.br/#organization”},”image”:{“@id”:”https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/isencao-do-fgts-contratacao-pode-ter-trava-para-aposentado-entenda/#primaryimage”},”thumbnailUrl”:”https://financebucks.com/wp-content/uploads/2024/08/1_fgts.jpg” />
A senadora Margareth Buzetti (PSD-MT), relatora do projeto de lei que acaba com o desconto do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e da contribuição previdenciária para trabalhadores aposentados, disse que pode propor uma alteração no texto para impedir que empresas substituam empregados mais jovens por aposentados. Essa possibilidade é um dos principais receios do governo, que enxerga um possível impacto bilionário nas contas da Previdência, caso a proposta seja aprovada.
Série gratuita Renda Extra Imobiliária: o passo a passo para buscar ganhos com Fundos Imobiliários mesmo começando com pouco
Para isso, a senadora admitiu a possibilidade de uma trava. O texto inicial permitia o fim do pagamento da contribuição dos trabalhadores aposentados, que poderiam representar até 100% dos funcionários de uma empresa. Margareth decidiu limitar a 5% dos trabalhadores, com a possibilidade de que empresas com até dez funcionários tenham um funcionário aposentado e as que tenham de 11 a 20 funcionários, dois empregados aposentados.
- FGTS: conselho aprova distribuição de 65% de lucro do fundo; veja como receber
“Se ela [empresa] demitir, vai perder (a capacidade de contratação de aposentados). Mas até dá para pôr uma trava nesse sentido [evitar a demissão de empregados mais jovens] como garantia [de emprego]. No primeiro emprego, as empresas têm até 20% para contratação de menor aprendiz. Olhei esse modelo e decidi colocar o limite de 5% de empregados aposentados”, disse a senadora.
Após ser aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), a proposta segue agora para o plenário. A senadora estimou que o projeto pode ser votado no Senado e enviado à Câmara ainda neste ano.