Nos estados-pêndulo do Arizona e Nevada, Kamala Harris e Donald Trump estão empatados tecnicamente a sete dias do dia da eleição nos Estados Unidos, de acordo com novas pesquisas da CNN conduzidas pelo SSRS.
Kamala tem 48% de apoio entre os prováveis eleitores no Arizona, de acordo com a pesquisa, contra 47% de Trump. Em Nevada, o jogo se inverte: 48% dos prováveis eleitores apoiam Trump, e 47%, Kamala.
Essas diferenças de 1 ponto percentual estão dentro da margem de erro amostral de cada pesquisa, não indicando nenhum líder claro na disputa em nenhum dos estados.
Leia Mais:
-
Pesquisa em nível nacional mostra Kamala com 44% e Trump 43%, segundo Reuters/Ipsos
-
Bernie Sanders defende Kamala Harris perante críticos pró-palestinos
-
Trump mantém foco em imigração e promete confiscar bens de cartéis
Além disso, eleitores independentes em ambos os estados se dividem de maneira parecida entre os dois candidatos.
No Arizona, 45% apoiam Trump, e 43%, Kamala, uma melhoria de 6 pontos percentuais no apoio à vice-presidente desde agosto. Em Nevada, os prováveis eleitores independentes se dividem em 46% de intenções de voto para Kamala e 43% para Trump, quase o mesmo que em agosto.
Esses levantamentos são publicados em um momento em que um grande número de eleitores votaram antecipadamente, e o número de pessoas que podem mudar seu voto diminui.
Kamala melhora no Arizona
A pesquisa de Nevada sugere pouca mudança desde o final de agosto, mas, no Arizona, os novos resultados apontam para uma mudança a favor de Kamala Harris.
O novo levantamento indica que a vice-presidente está melhorando entre os principais eleitores democratas, como mulheres, eleitores latinos e eleitores mais jovens no Arizona.
A mudança está notavelmente concentrada entre as mulheres, que agora apoiam Kamala com diferença de 16 pontos percentuais, enquanto os homens continuam a favorecer Trump por uma margem de 14 pontos percentuais.
Situação em Nevada
A vantagem da democrata com as mulheres é um pouco mais estreita em Nevada (51% a apoiam, e 46%, Trump).
Essa diferença pode ser impulsionada pelo resultado entre os eleitores brancos no estado: Trump tem uma vantagem de 15 pontos percentuais sobre Kamala entre os homens brancos (56% a 41%) e uma vantagem de 12 pontos percentuais entre as mulheres brancas (54% a 42%).
Os prováveis eleitores hispânicos em Nevada se dividem quase igualmente entre Kamala e Trump (48% apoiam a democrata, e 47%, o republicano).
Kamala detém ampla liderança entre os eleitores com menos de 35 anos, no entanto: 53% a apoiam, contra 39% para Trump.
Votação antecipada e por correio
Ambos os estados têm votação antecipada e por correio robusta, e, de acordo com a pesquisa, 55% dos prováveis eleitores no Arizona, e 42% em Nevada, dizem que já votaram.
Nos dois estados, mais republicanos registrados votaram até agora do que democratas registrados.
No Arizona, isso ainda se traduz em uma vantagem de Kamala entre os votos acumulados (53% dos que dizem que já votaram a apoiam, em comparação com 44% para Trump), mas, em Nevada, aqueles que já votaram pendem a favor do ex-presidente (52% Trump e 46% Kamala).
Embora os dois candidatos estejam fazendo eventos de campanha no Arizona e Nevada nesta reta final, mais de 9 em cada 10 prováveis eleitores em ambos os estados dizem que já decidiram quem apoiarão.
Em ambos os estados, 92% dizem que estão decididos, com 8% que podem mudar de ideia.
Metodologia
As entrevistas foram conduzidas de 21 a 26 de outubro de 2024, online e por telefone com eleitores registrados, incluindo 781 eleitores no Arizona e 683 em Nevada.
Os prováveis eleitores incluem todos os eleitores registrados na pesquisa ponderados por sua probabilidade prevista de votar na eleição deste ano.
Os resultados entre os prováveis eleitores no Arizona têm uma margem de erro de amostragem de mais ou menos 4,4 pontos percentuais; esse valor é de 4,6 pontos entre os prováveis eleitores em Nevada.
Trump diz que há “muitos genes ruins” entre imigrantes nos EUA