A Polícia Federal realizou nesta quinta-feira (24) a Operação Vizinho Digital, para desarticular uma rede de criminosos especializados em invasões de dispositivos informáticos e fraudes bancárias eletrônicas.
A operação ocorre após uma denúncia da Caixa Econômica Federal, que identificou alterações fraudulentas no cadastro de contas bancárias de clientes, que buscavam a realização de fraudes.
As investigações revelaram que as invasões eram realizadas por meio de equipamentos de telefone celular que utilizavam linhas telefônicas itinerantes. Os chips dessas linhas eram frequentemente trocados e registrados em nome de “laranjas”, pessoas que não tinham conhecimento do uso de seus dados.
Guia gratuito da Rico e do InfoMoney ensina a buscar uma Renda Alternativa com Imóveis mesmo começando com pouco
Os alvos da ação são investigados por invasão de dispositivo informático e tentativa de furto mediante fraude.
O nome da operação, “Vizinho Digital”, refere-se ao fato de que os criminosos utilizavam a rede de internet wifi de moradores vizinhos para realizar as invasões cibernéticas, dificultando a rastreabilidade de suas ações.
A Polícia Federal afirma que a investigação continuará para identificar outras fraudes que possam ter sido cometidas e entender melhor a motivação dos criminosos.