A Polícia Federal prendeu o radialista Roque Saldanha nesta sexta-feira (20) em Colatina, no Espírito Santo.
O radialista teve a prisão decretada em novembro pelo ministro Alexandre de Moraes (STF) por incitação aos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Ainda no mês passado, Roque postou um vídeo nas redes sociais destruindo sua tornozeleira eletrônica e xingando o ministro.
Além de realizar a prisão, os agentes apreenderam um celular, três chips, R$ 7 mil e a tornozeleira rompida. Saldanha vai passar por audiência de custódia neste sábado (21).
Leia Mais
-
"Minha intenção é permanecer no Senado", diz Pacheco
-
Juiz solta mulher que chamou agente da PF de "macaco" em frente à casa de Lula
-
Uso de armas pela polícia deve ser mais rigoroso? Assista a "O Grande Debate"
O mandado de prisão foi expedido no dia 25 de novembro, antes da divulgação do vídeo em que ele provoca Moraes.
Os advogados João Carlos de Faria Soares e Roberta Souza declararam em nota que “é lamentável testemunhar uma pessoa ter seu direito ao trabalho cerceado”.
“O limite para o uso da tornozeleira eletrônica é de 90 dias, prorrogáveis, mas o meu cliente já utiliza o dispositivo há quase dois anos. Esse uso prolongado configura um claro excesso de prazo. Além disso, a tornozeleira tem causado queimaduras e ferimentos em sua perna, o que caracteriza uma forma de tortura. Submeter alguém a esse tipo de sofrimento pode levá-lo a atitudes extremas”, diz a nota da defesa.