(Bloomberg) – Um rali no grupo que liderou os ganhos de Wall Street em 2024 elevou as ações em uma sessão relativamente tranquila antes do Natal.
Após um dia forte para as grandes empresas de tecnologia, os papéis continuaram a avançar na terça-feira (24). A Tesla (TSLA34) liderou a alta das megacaps. Nvidia (NVDC34) e Broadcom (AVGO34) também subiram, à medida que a equipe do presidente Joe Biden lançou uma investigação sobre chips fabricados na China. O volume do S&P 500 estava 40% abaixo da média do mês passado, com as negociações em ações previstas para terminar às 15h no horário de Brasília. O fechamento recomendado para o mercado à vista de títulos do Tesouro é às 16h no horário de Brasília.
“A movimentação das últimas semanas mostra que os grandes nomes da tecnologia continuam sendo o principal grupo de liderança no mercado de ações atual,” disse Matt Maley, da Miller Tabak. “Esses grandes nomes de tecnologia estão extremamente sobrecarregados nas carteiras de um enorme número de investidores institucionais. Qualquer compra que realizem na próxima semana provavelmente estará concentrada entre eles.”
QUERO LUCRAR NA BOLSA
Os investidores de ações também estão esperançosos pelo que é conhecido como o “Rali do Papai Noel”, no qual as ações sobem durante as cinco últimas sessões de negociação do ano e as duas primeiras do novo ano. Desta vez, essa janela começou na terça-feira.
“O rali do Papai Noel ainda pode estar vivo, com uma forte sazonalidade até o final do ano,” disse London Stockton, da Ned Davis Research. “O S&P 500 parece estar sobrevendido no curto prazo, e o otimismo excessivo foi aliviado.”
Desde 1950, o S&P 500 gerou retornos médios e medianos de 1,3% durante esse período, superando amplamente o ganho médio de sete dias do mercado de 0,3%, segundo Adam Turnquist, da LPL Financial.
“Quando os investidores estão na lista dos ‘bonzinhos’, e o Papai Noel entrega um retorno ‘positivo’ do rali, o S&P 500 gerou um retorno médio de 1,4% em janeiro e 10,4% ao longo do ano,” disse ele.
O S&P 500 subiu 0,8%. O Nasdaq 100 avançou 1,1%. O Dow Jones Industrial Average ganhou 0,5%.
O rendimento dos títulos do Tesouro de 10 anos avançou três pontos base, para 4,61%. O Índice Bloomberg Dollar Spot subiu 0,1%.
Embora um “Rali do Papai Noel” positivo tenha precedido os ganhos anuais médios do S&P 500 desde a Segunda Guerra Mundial, Sam Stovall, da CFRA, afirma que um indicador mais preciso, em sua opinião, é o “Barômetro de Janeiro.”
Essa é um hipótese de mercado que postula que o desempenho de janeiro prevê o desempenho do ano. O termo foi cunhado por Yale Hirsch, criador do Almanac do Trader de Ações, em 1972.
Desde 1945, se o ano começou com um ganho em janeiro, o S&P 500 subiu uma média de 18,3% em preço durante todo o ano, avançando em uma média de 91% das vezes, disse Stovall, da CFRA. Se o primeiro mês teve uma queda de preço, no entanto, o retorno médio do ano completo foi negativo em 1,9%.
Com o mercado subindo mais de 25% este ano e sem correções superiores a 10%, o S&P 500 conseguiu se manter solidamente acima de sua média móvel de 200 dias durante todo o ano de 2024, observaram os estrategistas do Bespoke Investment Group.
“Exceto por uma venda significativa do mercado nos últimos dias de negociação do ano, este será o 12º ano desde 1952 (quando passamos a ter a atual semana de negociação de 5 dias na NYSE) em que o S&P ficou acima de sua média móvel de 200 dias durante todo o ano,” disseram eles.
A média de mudança no ano seguinte após esses anos foi um ganho de apenas 4,6% em comparação com o ganho médio de 9,2% para todos os anos, observou o Bespoke.
Clientes do Bank of America compraram ações dos EUA pela sétima semana consecutiva, de acordo com a estrategista Jill Carey Hall.
Assim como nas cinco semanas anteriores, os clientes compraram tanto ações individuais quanto fundos negociados em bolsa, com entradas maiores nas primeiras, observou ela. Os fluxos foram principalmente em grandes empresas.
Os investidores devem adotar uma abordagem mais equilibrada nas ações dos EUA durante o primeiro trimestre, de acordo com os estrategistas do Citigroup, liderados por Scott Chronert, que veem uma maior oportunidade em setores defensivos.
Eles elevaram o setor de saúde para overweight — similar à recomendação de compra –, observando que as avaliações estão agora mais baixas e os fundamentos parecem próximos de um ponto de inflexão. Enquanto isso, eles são seletivos em relação às ações de crescimento, buscando uma tendência fundamental mais forte em comparação com a avaliação e a potencial melhoria das margens.
Os estrategistas do Citi se posicionaram em overweight em mídia, internet e semicondutores, enquanto elevam o setor de software para market weight — similar à posição neutra.
© 2024 Bloomberg L.P.