A partir de um novo estudo com mails de mil Pequenas e Médias Empresas (PMEs), a Serasa Experian acaba de identificar quatro perfis de PMEs, que se diferenciam pela saúde financeira, considerando a existência de reservas e lucros.
LEIA MAIS:
- Inadimplência das PMEs cresce no Brasil, aponta Serasa Experian; veja motivos
- 3 mitos que dificultam o sucesso de uma nova empresa
A pesquisa usou amostra de 1.009 PMEs, abrangendo setores como comércio, serviços e indústria, com empresas que atuam no mercado B2B e B2C. Associações, federações, igrejas e outros órgãos religiosos foram excluídas da amostragem. A coleta das informações foi realizada por meio de painel online com coordenadores, gerentes, diretores, sócios e proprietários maiores de 18 anos. A margem de erro é de 3,1%, com um intervalo de confiança de 95%.
Série gratuita Renda Extra Imobiliária: o passo a passo para buscar ganhos com Fundos Imobiliários mesmo começando com pouco
A categorização das PMEs da Serasa foi embasada no perfil dos empreendedores por trás do negócio. Nesse sentido, quatro perfis de empreendedores foram identificados:
- Quero ser Grande: têm planos de crescimento;
- Caminho Estável: focam na estabilidade e na manutenção dos resultados atuais;
- Batalha Diária: enfrenta desafios para se manter operando;
- Liderança Inovadora: se destacam pela liderança em seus setores e apresentam forte segurança financeira e inovação.
Mais da metade (56%) das PMEs afirma ter reservas para imprevistos e crises financeiras. Na categoria “Liderança Inovadora” essa medida cresce para 72%. Os grupos “Quero ser Grande” e “Caminho Estável” apresentam percentuais semelhantes, com 60% e 58%, respectivamente, respondendo que possuem reservas.
Por outro lado, 56% do grupo “Batalha Diária” não costumam ter economias.
Quando o assunto é lucro, 72% das PMEs afirmam que operam no positivo, apesar da escassez de recursos financeiros e humanos.
Nesse sentido, o grupo que se destaca é o “Liderança Inovadora”, com 89% das empresas que apresentam esse perfil declarando lucratividade.
Novamente, os perfis “Quero ser Grande” e “Caminho Estável” apresentam dados similares, com 72% e 75%, respectivamente, afirmando ter lucros.
Já as pequenas e médias empresas que se encaixam no perfil “Batalha Diária” apresentam outra realidade financeira, com 43% delas ficando no 0x0 ou operando no vermelho.
Considerando o segmento de atuação, o setor de serviços segue disparado na liderança: 70% do grupo das empresas “Quero ser grande”; 63% entre as PMEs no “Caminho Estável”; 71% no grupo “Batalha Diária” e 60% entre as empresas com “Liderança Inovadora”.
Veja o detalhamento de cada perfil:
Quero ser grande
Com maior representatividade (31%), neste grupo predominam as empresas que estão em conformidade com as obrigações e têm planos de crescimento robustos; 72% delas reportaram lucros e 60% possuem reservas para imprevistos.
Este também é o grupo que alegadamente sofre menos com escassez de recursos financeiros, humanos e de tempo: 44%, 46% e 53%, respectivamente.
Porte: 41% são microempresa, 33% são médio porte, 14% empreendedores individuais e 12% pequeno porte.
Segmento: 70% atuam em serviços, 18% em comércio varejista, 9% na indústria e apenas 3% em comércio atacadista.
Idade da empresa: 39% têm mais de dez anos, 24% entre 5 e 10 anos, 14% de 3 a 5 anos e 23% de 6 meses a 3 anos.
Caminho estável
Com 25% das PMEs, estas empresas focam na estabilidade e na manutenção dos resultados atuais, sem grandes ambições de expansão. A maioria (75%) reportou lucros e 58% possuem reservas de emergência.
Em relação a recursos para a empresa funcionar, as PMEs desse grupo afirmam ter mais escassez na parte financeira e humana, 42% em cada. Já em termos de tempo, 41% afirmam que não é uma questão em seu negócio.
Porte: 47% são consideradas microempresas, 24% possuem porte médio, 16% pequeno porte e 14% são empreendedores individuais.
Segmento: 63% se concentram no setor de serviços, 22% no comércio varejista, 13% na indústria e 2% no comércio atacadista.
Idade da empresa: 51% têm mais de 10 anos, 18% de 5 a 10 anos, 15% de 3 a 5 anos e 16% de 6 meses a 3 anos.
Batalha diária
Este grupo, que compreende 22% das PMEs, enfrenta desafios para se manter operando, com escassez de recursos financeiros e humanos. Apenas 49% reportaram lucros e 56% não possuem reservas para imprevistos.
Empresas desse grupo são as que mais sofrem com falta de recursos financeiros (52%) e humanos (47%). Em termos de tempo, 34% apresentam um parecer neutro sobre a escassez do recurso.
Porte: 37% são empresas de médio porte, 31% microempresas, 25% são empreendedores individuais e 7% de pequeno porte.
Segmento: 71% se concentram em serviços, 18% no comércio varejista, 6% na indústria e 5% no comércio atacadista.
Idade da empresa: 24% têm mais de 10 anos, 16% de 5 a 10 anos, 17% de 3 a 5 anos e 38% de 6 meses a 3 anos.
Liderança inovadora
Também com 22%, estas empresas se destacam pela liderança em seus setores e apresentam forte segurança financeira e inovação. 89% reportaram lucros e 72% possuem reservas financeiras.
43% das PMEs do grupo apresentam recursos financeiros e de tempo. 36% apresentam também recursos humanos.
Porte: 43% são microempresas, 26% de porte médio, 18% de porte pequeno e 14% são empreendedores individuais.
Segmento: 60% estão no setor de serviços, 23% no comércio varejista, 10% na indústria e 6% no comércio atacadista.
Idade da empresa: 37% têm mais de 10 anos, 19% de 5 a 10 anos, 17% de 3 a 5 anos e 27% de 6 meses a 3 anos.