As taxas de hipoteca nos EUA subiram pela quarta semana consecutiva.
A média para empréstimos de 30 anos foi de 6,93%, acima dos 6,91% da semana passada, disse a Freddie Mac em um comunicado nesta quinta-feira (9).
Os custos de empréstimos próximos a 7% estão reduzindo ainda mais o poder de compra dos compradores de imóveis e ameaçam frear um mercado de vendas que havia ganhado algum impulso nos últimos meses.
As solicitações para empréstimos de compra de casas despencaram no final de dezembro à medida que as taxas subiram, sugerindo que uma queda nas transações vai se arrastar para este ano, de acordo com uma análise da Capital Economics com base em dados da Mortgage Bankers Association.
As taxas de hipoteca seguiram o aumento nos rendimentos dos títulos do Tesouro de 10 anos, à medida que os investidores especulam o potencial impacto da inflação persistente e da agenda econômica do presidente eleito Donald Trump.
O Federal Reserve, que cortou sua taxa básica três vezes em 2024, afirmou que espera um ritmo mais lento de afrouxamento monetário no futuro. Apenas duas reduções são projetadas para todo o ano de 2025, e os investidores estão apostando que a primeira pode não ocorrer até a segunda metade do ano.
“A força contínua da economia colocou pressão ascendente sobre as taxas de hipoteca e, juntamente com os altos preços das casas, continua a impactar a acessibilidade habitacional”, disse Sam Khater, economista-chefe da Freddie Mac, no comunicado. “A falta de suprimento de entrada também continua sendo um problema, especialmente para aqueles que buscam se tornar proprietários de imóveis pela primeira vez.”
Embora o estoque esteja aumentando, novos anúncios permanecem abaixo dos níveis pré-pandemia em grande parte do país, de acordo com a Redfin.
Mais de um terço dos atuais proprietários de imóveis nos EUA disseram que nunca venderão, e outros 27% afirmaram que não considerariam vender por pelo menos 10 anos, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta semana pela corretora.
Alguns entrevistados disseram que estão se segurando porque seus empréstimos estão quitados, ou não querem abrir mão de suas baixas taxas de hipoteca, enquanto outros afirmaram que os preços de compra atuais tornariam a mudança para um novo lugar muito cara.
© 2025 Bloomberg L.P.
ACESSAR AGORA