Washington (Reuters) – As vendas de moradias usadas nos Estados Unidos caíram mais do que o esperado em junho enquanto o preço médio atingiu outro pico recorde, mas a melhora da oferta e a queda das taxas de hipotecas deram esperanças de que a atividade pode se recuperar nos próximos meses.
As vendas de casas caíram 5,4% no mês passado, para uma taxa anual ajustada sazonalmente de 3,89 milhões de unidades, o nível mais baixo desde dezembro, informou a Associação Nacional de Corretores de Imóveis nesta terça-feira (23).
Economistas consultados pela Reuters previam queda para uma taxa de 4,00 milhões de unidades.
Diversifique investindo no Brasil e no exterior com o Investimento Global XP
As revendas de casas, que representam uma grande parte das vendas de moradias nos EUA, caíram 5,4% em junho na comparação anual.
O preço médio das moradias usadas subiu 4,1% em relação ao ano anterior, atingindo o recorde histórico de US$ 426.900, o segundo mês consecutivo de alta.
As revendas de casas são contadas no fechamento de um contrato. As vendas em junho provavelmente refletiram os contratos assinados nos dois meses anteriores, quando a taxa média da popular hipoteca de taxa fixa de 30 anos estava acima de 7,0%.
A taxa média de uma hipoteca de taxa fixa de 30 anos caiu para uma mínima de quatro meses de 6,77% na semana passada, abaixo dos 6,89% e igualando a média durante o mesmo período em 2023, segundo dados da agência de financiamento hipotecário Freddie Mac.
O preço diminuiu em relação à máxima de seis meses de 7,22% registrada no início de maio, em meio a expectativas de que o Federal Reserve corte a taxa de juros em setembro.
“Estamos vendo uma lenta mudança de um mercado de vendedores para um mercado de compradores”, disse Lawrence Yun, economista-chefe da associação de corretores. “As casas estão paradas no mercado por um pouco mais de tempo e os vendedores estão recebendo menos ofertas.”