O governador de Minnesota, Tim Walz, disse durante o debate desta terça-feira (1º) contra o senador de Ohio, JD Vance, que “falou errado” quando afirmou anteriormente que visitou Hong Kong na primavera de 1989 durante os protestos na Praça da Paz Celestial da China.
Contudo, ele insistiu que “estava em Hong Kong e na China” durante os protestos.
Quando questionado sobre reportagens da CNN e outros veículos de comunicação que recentemente desenterraram relatos que contradizem a alegação de Walz de que ele estava na China em 1989, Walz falou sobre seu histórico de viagens ao país, que começou em 1989 e continuou ao longo de sua carreira de professor como acompanhante em viagens educacionais.
Walz também disse que tinha sido “pego pela retórica” ao discutir o assunto e se autodenominou um “idiota às vezes”.
“Tentei fazer o melhor que pude, mas não fui perfeito e sou cabeça dura às vezes, mas sempre foi sobre essas mesmas pessoas que me elegerem para o Congresso por 12 anos”, disse Walz.
Quando pressionado pelos moderadores especificamente sobre a discrepância entre seus comentários anteriores e os relatos da mídia sobre sua viagem, Walz afirmou que “falou errado sobre isso”.
“Tudo o que eu disse sobre isso foi que cheguei lá naquele verão e falei errado sobre isso, então eu vou apenas — foi o que eu disse”, disse.
Leia Mais
-
Vance explica por que ele passou de crítico de Trump a um apoiador
-
CBS corta microfones durante debate de vices em discussão sobre imigração
-
Tim Walz destaca melhorias de Kamala em questões climáticas enquanto critica Trump
Walz então afirmou que estava em “Hong Kong e na China” durante os protestos pró-democracia. Os protestos na Praça da Paz Celestial de Pequim começaram em abril de 1989 e terminaram em 4 de junho de 1989 em um massacre de manifestantes pelo governo chinês.
“Eu estava em Hong Kong e na China durante os protestos pela democracia. E com isso, aprendi muito sobre o que precisava estar na — na governança”, ele afirmou.
O comentário durante o debate marca a primeira resposta pública de Walz à reportagem da CNN e de outros veículos sobre as discrepâncias entre seus comentários sobre sua viagem à China.
As reportagens de jornais da época colocam Walz em Nebraska em maio de 1989 e indicam que ele havia planejado viajar em agosto daquele ano.
Debate histórico
O evento marca o primeiro e único debate confirmado entre JD Vance, candidato na chapa de Donald Trump, e Tim Walz, candidato na chapa de Kamala Harris, enquanto pesquisas mostram um cenário acirrado na corrida de 2024 à Casa Branca.
O confronto terá 90 minutos de duração e não contará com falas de abertura ou plateia no estúdio. Veja todas as regras através desta matéria.
Este conteúdo foi criado originalmente emVer original